Valderico Jr critica funcionamento do comércio autorizado por Marão

Valderico Júnior
Maurício Maron

Polêmica no funcionamento do comércio de Ilhéus. De acordo com decreto assinado na sexta-feira pelo prefeito Mário Alexandre, o comércio, a partir desta segunda, deverá funcionar das 9 às 15 horas. A medida não contempla a proposta do Clube de Diretores Lojistas (CDL). O presidente, Valderico Júnior, disse hoje ao Jornal Bahia Online que é totalmente favorável ao fechamento completo pelo tempo que for necessário. "Não é uma proposta minha. Isto é uma decisão dos conselheiros da CDL", assegurou.

De acordo com Júnior, por mais que a entidade saiba os efeitos econômicos que este fechamento deverá representar, "a gente tem que pensar no bem maior, que é a vida", conforme afirmou. O empresário disse que a maior parte do comércio já está atendendo a orientação da CDL. No entanto, a entidade não tem, sob o ponto de vista institucional, poder de decretar o fechamento. "Quem decreta como deve ser é o prefeito. Nós apenas sugerimos", assegura.

Polêmicas

Por detrás da polêmica entra claramente a questão política. O empresário Valderico Reis Júnior é pré-candidato a prefeito e considerado um dos adversários fortes que poderão disputar espaços importantes com o prefeito Mário Alexandre, que vai tentar a reeleição.

Nas redes sociais, pessoas que fazem a "guerrilha on line" em defesa do prefeito, acusam o empresário de não responder a um pedido de orçamento da Prefeitura para veiculação de spot (gravação de áudio) em sua rádio FM, que é de grande audiência, esclarecendo a população sobre o Covid-19 na cidade. 

Júnior dá uma outra versão. Segundo ele, na quarta-feira passada se prontificou a ajudar e veicular gratuitamente materiais informativos a respeito da doença. Na quinta, a Secretaria de Comuunicação enviou um pedido de orçamento e não teve resposta do empresário. "Era um material completamente fora da proposta que ofereci. Tanto que o Governo do Estado também enviou e estamos veiculando gratuitamente, sem limites, por que estendemos a importância disso neste momento. De acordo com Valderico Júnior. ele não quer ganhar um real sobre esse tema. "Não vou produzir receita no momento que o povo precisa de informação", disse ao JBO.